Vantagens e desafios das Redes Sociais.

No âmbito do 16.º Encontro Nacional de Formadores & Coaches realizado na Universidade Lusíada de Lisboa, nos dias 17 e 18 de Outubro de 2011, a equipa do blogue i’mediateca_lusíada foi assistir ao painel “Vantagens e Desafios das Redes Sociais”. Das diversas intervenções apresentadas destacamos as seguintes questões:
• A necessidade de compreender quais as vantagens de utilização das redes sociais ao nível das empresas e na educação;
• A utilidade de algumas ferramentas sociais (os webmails, os blogues, os wikis, o tagging e o social bookmarking, etc.), e de como as redes sociais podem ser úteis no recrutamento, na formação de colaboradores, na comunicação externa, na partilha e principalmente na retenção do conhecimento;
• A mudança de paradigma que assistimos actualmente do “eu não lidero, sou liderado” para “sou eu que lidero”, proporcionado pelas redes sociais;
• A importância de criar um avatar digital tirando o máximo partido das redes sociais para que de uma forma criativa e rápida se possa marcar a diferença nos objectivos que pretendemos atingir;
• As questões problemáticas da má utilização das redes sociais, sobretudo quando nos referimos à sua utilização profissional e na necessidade de educar os alunos, formandos e colaboradores nesse sentido. A educação para as redes sociais é de máxima importância, pois quando fazemos uma utilização eficaz das redes, a sua utilização no âmbito profissional será natural.
• A resistência em relação à utilização das redes sociais no âmbito profissional, nomeadamente do Facebook, por desconhecimento de como podem e devem ser utilizadas;
• A questão da qualidade dos conteúdos online e a sua validação, referindo-se a importância do papel dos gestores de conteúdos digitais.

Em jeito de reflexão, facilmente se percebe que ainda existe muito trabalho a desenvolver para conseguirmos tirar todo o proveito das redes sociais num âmbito profissional, mas concordamos com a opinião de que o conceito de redes sociais é semelhante ao conceito de redes de conhecimento caracterizadas pela rapidez de acesso à informação e conhecimento. Por exemplo, o Linkedin é uma ferramenta útil para o estabelecimento de contactos profissionais e o Facebook pode ser uma mais-valia na comunicação entre professor/aluno ou vendedor/cliente, através da partilha de vídeos, utilização de chats e de outras ferramentas disponibilizadas por essa rede social.
Com todos os casos a que vamos tendo acesso através da nossa rede de contactos e dos meios de comunicação social, sabemos que a educação para as redes sociais é de máxima importância – recorde-se o caso dos vídeos disponibilizados no YouTube de violência entre jovens adultos. O papel desempenhado pelo gestor de conteúdos digitais que garanta a sua validação também parece merecer mais desenvolvimento, pois prevalece a ideia de que qualquer pessoa pode desempenhar esse papel, independentemente da sua formação profissional.
Para concluir, partilhamos da opinião de que a educação para as redes sociais e a gestão de conteúdos podem ser acções desempenhadas pelos profissionais de informação e da documentação tendo em conta as competências enunciadas pelo Euro-Referencial I-D, nomeadamente, ao nível da informação – a competência de gestão de conteúdos e conhecimentos – e no domínio das tecnologias – as competências de publicação e edição, de tecnologias de Internet e de tecnologias da informação e da comunicação.

CONSELHO EUROPEU DAS ASSOCIAÇÕES DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO (2005) – Euro-referencial ID : competências e aptidões dos profissionais europeus de informação-documentação [Em linha]. Trad. de Claúdia Meireles Graça. Lisboa: INCITE. [Consult. 27 Out. 2011]. Disponível em WWW: <URL: http://www.bahop.moptc.pt/tempfiles/20110524112628moptc.pdf >.

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