Consulta de documentos nas salas de leitura

Os materiais existentes em bibliotecas e arquivos, pelas suas características constituintes são muito susceptíveis à deterioração, cabe, por isso, às instituições o dever de garantir a salvaguarda dos documentos em qualquer tipo de suporte, através da existência de um plano de preservação.

Uma das medidas que se deve equacionar é o acesso aos documentos, o leitor deve ter conhecimento das normas praticadas pela instituição, que devem garantir e respeitar a integridade e a conservação do material bibliográfico e documental. Nesse sentido devem existir campanhas de sensibilização dos leitores sobre as regras de consulta e incentivar ao cuidadoso manuseamento dos documentos.

A consulta dos documentos deve garantir a não alteração do material bibliográfico e documental (sublinhar, arrancar páginas, dobrar as folhas, alterar a ordem da documentação, utilizar qualquer instrumento que danifique os documento, usar qualquer tipo de tintas ou correctores, anotar ou escrever em folhas de papel colocadas sobre um livro aberto). A arrumação de livros nas estantes é outra medida que deve garantir a sua protecção, genericamente podemos mencionar algumas regras: os livros devem ser retirados e recolocados sem dificuldade; usar cerra livros quando as estantes não estiverem cheias; os livros devem ser posicionados na vertical, excepto se forem obras de grande formato; as cotas dos documentos devem estar visíveis. Os utilizadores devem também ser sensibilizados para a utilização da fotocopiadora, pois o mau manuseamento dos documentos pode danificar a sua estrutura.

As salas de leitura devem dispor de avisos sobre as regras de consulta dos documentos, sobre a assistência aos utilizadores e sobre as zonas de trabalho limpas. O vídeo “Mr. Bean na biblioteca” é bem elucidativo do que não se deve fazer nas salas de leitura.

ADCOCK, Edward; VARLAMOFF, Marie-Thèrèse ; KREMP, Virginie (2004). Directrizes da IFLA para a conservação e o manuseamento de documentos de biblioteca. Lisboa :  Biblioteca Nacional.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Preservação e conservação com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s