Descrição de imagens: literacia visual

Uma das características mais importantes para uma correcta descrição de fotografias é a capacidade de leitura visual, que podemos definir genericamente como a capacidade de ler e interpretar as imagens, tarefa fundamental para quem trabalhada com material visual, seja com fotografias, desenhos, etc. A Biblioteca do Congresso através da Prints & Photographs Division tem realizado vários estudos sobre descrição de imagens e sugere-nos um exercício para ajudar a melhorar a nossa capacidade de observação e interpretação.

O exercício baseia-se na observação da imagem durante cerca de 2 minutos, onde interessa nomear tudo o que o que se consegue observar. Depois deve transcrever-se a informação, recolhida/observada referindo o seu significado, tendo em conta se existe alguma informação escrita, deve responder às seguintes questões: quem? como? quando? onde?  porquê? Todas as nossas suposições devem ser identificadas com pontos de interrogação. Por último deverá verificar a informação da legenda em fontes de referência, mostrar a imagem a outros colegas, para confirmar a validade da observação e para que possam identificar informação que nos escapou durante a análise.

Na minha opinião, penso que este exercício é muito útil para ajudar a analisar as imagens, reduzindo a subjectividade inerente a cada observador. Deverá ter-se em consideração que uma correcta descrição da imagem é muito importante, pois esta permitirá satisfazer ou condicionar a pesquisa do utilizador.

Exemplo:

Title: [Carl Mydans, Farm Security Administration photographer, full-length portrait, holding camera, standing with his foot on the running board of a Treasury Department Procurement Division Fuel Yard truck, Washington, D.C.] / photo by Carl Mydans.

ZINKHAM, Helena (2004) – Visual literacy exercise [Em linha]. Prints & Photographs Division, Library of Congress. [Consult. 4 Maio 2011]. Disponível em http://www.loc.gov/rr/print/tp/VisualLiteracyExercise.pdf

ZINKHAM, Helena (2004) – Training opportunities for cataloging pictorial materials [Em linha]. Prints & Photographs Division, Library of Congress. [Consult. 4 Maio 2011]. Disponível em http://www.loc.gov/rr/print/tp/TrainingOpportunitiesCataloging.pdf

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Catalogação com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s