Dispositivos móveis: o que compreendemos?

Através do blogue Ler ebooks fiquei a saber que, numa altura em que tanto se fala no acesso a conteúdos através de dispositivos móveis (telemóveis, tablets, ereaders…), Jakob Nielsen chama a atenção para um estudo da Universidade de Alberta que chegou à conclusão de que a capacidade de compreensão da informação está directamente relacionada com a dimensão do ecrã do dispositivo de leitura:

  • Ecrã de computador convencional: 39.18% de compreensão;
  • Ecrã de um telemóvel tipo iPhone: 18.93% de compreensão.

Para os profissionais de ciências da informação e da documentação (CID), como organizadores, gestores e criadores de conteúdos impressos e electrónicos, é importante reflectir sobre as questões que este estudo levanta. Como se pode constatar pelas percentagens, e como Nielsen também refere, a compreensão de informação lida através de um ecrã de computador não é, de todo, elevada, pois não chega sequer a 50%, quanto mais num ecrã de dimensões reduzidas. A esta constatação podemos acrescentar a importância da Internet na sociedade contemporânea. Quererá isto dizer que estamos apenas a compreender x% ou y% do que nos rodeia (digitalmente falando), dependendo do tipo de ecrã que utilizamos?! Não querendo ser redutora, nem simplista, apenas gostaria de lançar algumas questões no âmbito das CID:

  • Será que estamos a transmitir, disponibilizar e organizar a informação na Internet da melhor forma, nos nossos sítios web institucionais, por exemplo,  ou teremos de reformular essa forma?
  • Que aspectos devemos ter em atenção na construção e disponibilização de conteúdos para dispositivos móveis, por exemplo, no desenvolvimento de uma versão do OPAC ou na construção de uma versão light do sítio web da nossa instituição?

Para terminar sugiro a consulta da apresentação do colega Pedro Príncipe que já aborda algumas destas questões.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Literacia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s