O que fazer com a informação?

“A questão central, hoje em dia, já não é o acesso à informação mas sim, o que fazer com a informação? Que pergunta fazer a esta informação hoje omnipresente? E saber colocar uma pergunta a um estoque de informações requer, previamente, uma competência. É por isso que os discursos que confundem o acesso à informação e a competência necessária para saber utilizar a informação são enganadores.” (WOLTON, 1999, p. 305)

O sociólogo Dominique Wolton, numa das suas obras mais conhecidas, reflecte sobre o processo comunicacional e em tudo o que a ele está associado.

É interessante constatar que no capítulo relativo ao espaço mediático constituído pela Internet, o autor questione a legitimidade de quem pode e deve zelar pela gestão da informação que diariamente é inserida na Web. Da aparente desorganização evidenciada, propõe uma solução que passa pela atribuição dessas funções a profissionais com formação especializada. Apelando, por um lado, a quem tem competências para o fazer e, por outro, ao papel desses intermediários da informação tendo em conta este novo espaço comunicacional.

“A ideia de um acesso directo, sem a ajuda de um especialista, ou seja, sem o saber do documentalista, é uma ilusão. Quanto mais numerosas e complexas são as mensagens, mais necessários se tornam os intermediários. […] Nos anos vindouros, o ofício de documentalista será essencial, à medida do volume de informações e de conhecimentos ao qual é possível aceder. Um dos paradoxos desta situação de «comunicação directa» será, sem dúvida, revalorizar o papel desses intermediários de que pensava poder libertar-se”. (WOLTON, 1999, p. 306)

Seja como for, é caso para dizer: que a profecia se concretize!

WOLTON, Dominique (1999) – Pensar a comunicação. Algés : Difel.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Profissão com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s